Investimentos em 2020, descubra tudo o que você precisa saber
Quando se fala em investimentos muitos pensam que é algo difícil de se fazer ou se veem cheios de dúvidas, mas não é tão complicado assim, basta buscar informações acerca do tema para escolher a melhor opção.
Hoje há diversos tipos de investimentos e com certeza algum deles será adequado à sua realidade, já se foi o tempo onde todos procuravam aplicar na poupança a sua reserva financeira, justamente porque a rentabilidade caiu muito e há outras opções mais rentáveis.
Falando nisso, a burocracia para realizar investimentos mudou muito, não há mais a necessidade de comparecer ao banco para saber mais informações sobre onde aplicar o seu dinheiro, basta usar a internet ou baixar um aplicativo para o seu celular.
Se você quiser saber mais sobre investimentos, fique por aqui para obter mais informações acerca do tema.
O que são investimentos?
Explicando de forma simplificada, trata-se de aplicar dinheiro buscando rendimento futuro.
Esta rentabilidade deve-se aos juros compostos sobre as aplicações financeiras que fazem o dinheiro se multiplicar.
Para começar a investir é necessário identificar qual o seu perfil de investidor.
Confira abaixo quais são os diversos tipos de investidores:
• Conservador: É aquele que não quer sofrer riscos, mas buscam lucros a curto e médio prazo, muitas vezes investem para garantir uma reserva de emergência.
• Moderado: São aqueles que aceitam sofrer algum risco, mas dentro de uma margem de segurança, e procuram aumentar o patrimônio a longo prazo.
• Agressivo: Trata-se do investidor que não tem medo de arriscar tudo naquele investimento sem tantas garantias, mas que se der certo renderá muito.
Depois de descobrir em qual perfil você se encaixa, vamos falar sobre os tipos de investimentos mais comuns em nosso país.
A fim de que agora seja mais fácil escolher qual o mais adequado para você.
Os investimentos mais populares no Brasil
1. Poupança
A poupança ainda figura como o investimento mais popular no Brasil, isso se deve ao fato da segurança nessa modalidade de depósito, uma vez que não sofre as instabilidades do mercado financeiro.
Outro fato a se considerar é a ausência de impostos pois os bancos não podem cobram taxa alguma para administrar as quantias nas contas de poupança.

2. Títulos do Governo Federal
Esse investimento tem mais vantagens que a poupança em relação às chances de conquistar renda, porém o risco também é maior.
Entretanto uma desvantagem para as pessoas que buscam um investimento a curto prazo é a existência de imposto de renda por transição financeira.
3. CDB (Certificado de Depósito Bancário) e RDB (Recibo de Depósito Bancário)
São papéis disponibilizados pelos bancos aos seus clientes com sugestões para investimentos.
Esses investimentos são mais rentáveis que a poupança, entretanto, para os investidores de curto prazo não é vantajoso por conta do desconto de imposto de renda.
Para quem visa retirar o dinheiro a longo prazo acaba tendo uma rentabilidade maior com esse dinheiro investido.
4. Fundos de investimento
Este tipo de investimento é o mais rentável e ao mesmo tempo o mais arriscado.
Neste caso a administração do dinheiro fica por parte do banco, e seus administradores que disponibilizam uma infinidade de opções para os clientes escolherem onde querem investir.
Investimentos de menor risco
Agora falaremos sobre os tipos de investimento de menor risco, assim será mais fácil escolher qual é o melhor para você.
1. CDB – Certificado de Depósito Bancário
Essa modalidade é um tipo de empréstimo que o cliente faz ao banco e pode resgatar o valor quando quiser, entretanto, quanto mais tempo deixar a quantia rendendo melhor lucro obterá quando decidir efetuar a retirada.
2. Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio
As LCI (Letras de Crédito Imobiliário) servem para financiar imóveis. Por isso, os títulos são oferecidos por instituições financeiras.
As Letras de Crédito do Agronegócio têm as mesmas características, porém, com seus objetivos voltados ao agronegócio, como o próprio nome sugere.
As duas opções de investimento possuem baixo risco, são amparadas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e não incidem no Imposto de Renda, em caso de aplicações por pessoa física.
Esses investimentos são ótimas opções de baixo risco e alta rentabilidade.
3. Fundos de renda fixa referenciados DI
Esse investimento utiliza como indicador de rendimento a taxa Selic, que é a taxa básica de juros.
Por se tratar de investimento de renda fixa, geralmente é usado como proteção de patrimônio.
4. Tesouro direto Selic
Essa aplicação é muito popular entre os investimentos de renda fixa, uma vez que os seus aportes iniciais giram em torno de R$100,00.
Esse título trata-se de uma espécie de empréstimo para os setores públicos.
Um atrativo desse investimento é o fato de não haver prazo para a retirada do dinheiro investido e, também, possui baixa volatilidade, ou seja, há pouca variação entre os valores negociados.
5. Tesouro IPCA+
Esta sigla significa Índice Nacional de Preços ao Consumidor, ou seja, o rendimento do tesouro IPCA+ está protegido contra à inflação.
Por isso, esse investimento deve ser feito para objetivos de longo prazo.
Considerações finais
Depois de todas essas informações ficou mais fácil entender o que são investimentos, os seus diversos tipos e principalmente, aprender a investir da melhor forma.
Outro fato a se considerar é que não há a necessidade de ter muito dinheiro para investir, alguns investimentos podem ser feitos com uma quantia de cem reais, por exemplo.
Ademais para realizar investimentos nem se faz necessário comparecer ao banco, haja vista que há aplicativos para celular que podem te auxiliar e sites de corretoras cheias de informações a fim de explicar todos os detalhes dos investimentos.
Assim você não ficará perdido e poderá investir uma módica quantia e obterá um ótimo rendimento a depender do tipo de investimento escolhido.
Se ainda assim restarem dúvidas sobre este tema, você pode procurar um profissional da área para esclarecê-las, afinal, quando se envolve dinheiro, é fundamental que se faça tudo da maneira mais segura e convicta possível, evitando assim, riscos desnecessários.
Boa sorte e sucesso a todos!

Redator Freelancer : Thamyris nascimento