Se você está negativado, mas precisa de crédito, saiba que é possível contratar um empréstimo com nome sujo, embora nem sempre representem vantagem financeiramente, algumas linhas de crédito podem solucionar problemas imediatos de pessoas negativadas. Só para ter uma idéia, a inadimplência entre os anos 2013 e 2014 reduziu ligeiramente, enquanto ao longo dos 12 meses de 2013 obtivemos uma média de devedores de 3,4%, somando pessoas físicas e jurídicas; no primeiro semestre de 2014 essa percentagem caiu para 3,0%, segundo relatório financeiro do Banco Central.
As instituições que fornecem empréstimo para negativado costumam aplicar taxas de juros mais elevadas. Isso porque, uma vez que o cliente está negativado, significa que ele tem problemas para pagar suas dívidas. Os bancos, para compensarem o risco de inadimplência (não pagamento das parcelas), optam por cobrar taxas mais caras no financiamento do empréstimo pessoal.
Essa modalidade de empréstimo é direcionada aos aposentados e pensionistas, servidores públicos, assalariados em geral que costumam oferecer uma das melhores condições do mercado, já que o solicitante não precisa necessariamente ter conta em banco e o desconto é realizado diretamente em folha de pagamento, independentemente da instituição em que receba o benefício. Em geral, este tipo de empréstimo pessoal para negativado oferece maior agilidade na liberação do crédito e taxas de juros reduzidas.
Os servidores públicos também desfrutam de mais facilidade na hora de contratar um empréstimo para negativado, ainda que estejam com o nome sujo. O empréstimo, neste caso, atende servidores federais, estaduais e municipais, de forma que o crédito contratado passa a ter suas parcelas descontadas em folha de pagamento, com taxas de juros igualmente atrativas.